0

5 dicas que podem garantir o seu sucesso


21 de Dezembro de 2016 às 17:29



O empreendedorismo no Brasil vem crescendo, segundo o Sebrae entre 2008 e setembro de 2016 foram formalizados mais de 6 milhões de microempreendedores individuais no país. Porém, manter uma empresa não é tarefa fácil. Requer planejamento e controle, além de muita visão para se consolidar e inovar. Sabendo dessa necessidade, trouxemos algumas dicas para você aplicar no ano de 2017 na sua empresa, elaboradoras pela equipe da Imembuí Microfinanças.

1. Faça-se perguntas, conheça o seu negócio

Qual o seu público prioritário? Qual o seu diferencial? Como posso aumentar meu faturamento? Quais são os seus maiores problemas? Quanto você gasta em relação ao seu lucro? O que você pode fazer para melhorar? Você pode começar respondendo algumas perguntas para conhecer melhor o seu negócio e ver como está se posicionando no mercado. Durante as baixas na economia, os clientes selecionam o que compram e onde compram, pense em um diferencial para fidelizar os seus, e formas de captar novos, dessa forma você estará garantindo uma boa imagem para sua empresa.


2. Como começar o ano com o pé direito?

Primeiramente, ter um planejamento bem fundamentado e com objetivos claros. Não existe segredo para montar planejamento, não existe tempo definido para estipular metas, nem cronogramas rígidos. No entanto, você precisa conhecer muito bem o seu negócio e seus limites, para poder definir seus pontos fortes e o que você pode melhorar. A partir disso, você consegue estipular metas para aprimoramento com tempo determinado e o custo que terá para concluí-las.


3. Procure formas eficazes e baixo custo para divulgar o seu negócio

A internet se tornou uma aliada dos pequenos negócios, pense em formas de divulgação para os seus produtos e serviços em redes sociais como Facebook. Crie uma página ou um grupo com clientes, o importante é manter o conteúdo atualizado e fazer a divulgação dos seus produtos, uma opção é manter um calendário de postagens para não passar do limite de postagens e receber descurtidas, manter bom senso é fundamental. 

4. Faça uma reserva financeira

Esteja sempre preparado para imprevistos e crises. Guardar uma percentagem do que você lucra mensalmente para futuras situações é um ótima estratégia para lidar com problemas, assim você sempre terá uma fonte para baixas na economia e despesas extras sem estourar o seu orçamento. 

5. Mantenha o fluxo de caixa atualizado

Manter um fluxo de caixa atualizado e contando uma percentagem a mais nos gastos, evita dívidas desnecessárias e riscos. Assim você pode ter dinheiro suficiente para o fluxo de caixa e investimentos, e não passar problemas na hora de pagar as contas. Saber exatamente o quanto você ganha e o quanto você gasta é muito importante para o seu crescimento e fortalecimento, não deixe esse fator para depois.