Blog

Fique atento as novidades!

0

Aprenda a fazer o plano operacional da sua empresa


3 de Março de 2017 às 19:35
Você sabe o que é um plano operacional e qual a sua função em um plano de negócio?

Plano Operacional

No plano de negócios, pensamos vários aspectos da empresa, inclusive sobre o seu espaço físico e organização da sua empresa. Nessa etapa, você vai estruturar e descrever como a sua empresa está organizada, levando em consideração toda a estrutura física e a organização dos recursos humanos e as hierarquias dos colaboradores. 

Layout ou arranjo físico

O layout da empresa é como é feita a distribuição dos setores da empresa, dos recursos, e das pessoas no espaço disponível, é a partir dela que você aponta onde localiza-se o caixa, deposito, atendimento. Para isso, você pode organizar em uma planta (como a imagem abaixo do post) todas as disposições de setores, equipamentos e distribuição de funcionários. Segundo o SEBRAE, os benefícios de ter uma empresa com um bom layout incluem:

  • Aumento na produtividade
  •  Diminuição do desperdício e do retrabalho
  •  Maior facilidade na localização dos produtos pelos clientes na área de vendas
  •  Melhoria na comunicação entre os setores e as pessoas. 

Se possível, você pode contratar um profissional para auxiliar nessas tarefas, mas se não for, você pode distribuir as áreas da empresa, móveis e pessoas utilizando a sensatez e observando de forma organizada o espaço utilizável. Um ponto que não se pode esquecer, é verificar a existência de legislações vigentes para o tipo especifico de negócio, também é necessário deixar o lugar acessível para pessoas portadoras de necessidades especiais.  

Capacidade produtiva

Esse tópico constitui-se do potencial produtivo da empresa e o quanto a empresa pode produzir, levando em consideração o número de funcionários, máquinas, matéria-prima, distribuição, fornecedores e armazenamento, assim você define qual a sua capacidade produtiva definida em determinado tempo, diminuindo o desperdício.

Dica: leve em consideração a sazonalidade das vendas e faça uma projeção realista do volume de produção ou de serviços. 

Processos operacionais 

Nessa etapa é necessário descrever todos os processos para a produção de produtos e/ou serviços, identificando as etapas, materiais utilizados e respectivos responsáveis, dessa forma, você terá um roteiro dos processos de produção da sua empresa.

Necessidade de pessoal/ Recursos Humanos

Nesse item você informa o quadro de colaboradores para o funcionamento do negócio, incluindo sócios e familiares.

Dicas:

  • Invista em mão-de-obra qualificada
  • Invista em treinamento de sua equipe
  • Consulte os sindicatos de classe para obter informações sobre legislação, acordos coletivos, piso salarial, entre outras questões.