0

CONCORRÊNCIA, SAIBA COMO LIDAR E CONQUISTAR NOVOS ESPAÇOS NO MERCADO


24 de Julho de 2018 às 14:50

O setor do comércio enfrenta uma enorme concorrência, estar preparado para dissolver estratégias e oferecer diferenciais são aliados importantes para se manter na frente dos concorrentes.


Lidar com a concorrência, seja na área que for, nunca será fácil, muito menos no comércio, um dos setores responsáveis por criar e gerir mais empreendimentos no mercado brasileiro. Se você é um empresário que atua no setor, sabe que estar preparado e atento às estratégias do seu concorrente é fundamental para não perder mercado ou correr o risco de ficar sem clientes. Uma boa maneira de se manter informado e atualizado quanto ao assunto, é estar em constante atualização, por meio de notícias, livros e cursos oferecidos, alguns deles, gratuitos e que fornecem excelentes dicas para você aplicar no seu negócio.

Todo gestor deve conhecer o seu negócio, essa é uma das principais regras para um negócio poder ser posicionado no mercado. Quando isso acontece, as informações necessárias para comunicar seus diferenciais ficam mais claras e objetivas, transcorrendo um caminho natural e que, consequentemente, irá atingir todos os setores que compõem sua atividade, passando da organização da sua estrutura física, disposição de produtos e serviços até o atendimento prestado e oferecido aos seus clientes por você e seus colaboradores. O posicionamento neste caso pode ser considerado um diferencial, algo que somente você na região de atuação oferece, destacando suas atividades, sendo percebido pelos clientes que na hora de escolher, vão lembrar de aspectos positivos, graças a sua forma do seu posicionamento.

A concorrência também vai tentar se diferenciar de você, para sua empresa não ficar para trás, é importante monitorar os passos que ela dá, por isso, esteja atento, visite de maneira discreta seu estabelecimento, compre algo, sinta como são realizados o atendimento, o preparo de um produto, vantagens e benefícios oferecidos. Essa é uma excelente forma de conhecer e perceber diferenciais, habitue-se a circular em lojas que atuem no mesmo nicho de segmento que o seu, há sempre oportunidades que podem ser adaptadas. Lembre-se, nunca copie seu concorrente, tente adaptar ou melhorar aquilo que você identificou como uma oportunidade, além de desleal, pode ser que para você não seja vantajoso, por custos ou trabalho desnecessário, inserir tais estratégias na gestão empresarial favorecem melhorias e transformações, que, se bem aplicadas, podem render bons resultados para o seu negócio.