0

Micro e pequenos negócios impulsionam a economia e contratações com carteira assinada no país.


10 de Setembro de 2018 às 15:31
As micro e pequenas empresas são responsáveis por mais de 50% das contratações com carteira assinada no Brasil

O cenário atual não é dos melhores, a crise existe e afeta diversas camadas da economia, mas algo precisa ser feito para encarar as mudanças e contribuir positivamente com o mercado. Se para muitas empresas de grande e médio porte a solução neste período difícil é realizar cortes de despesas, realinhar estratégias ou até mesmo fechar as portas por não suportarem as condições atuais, do lado das micro e pequenas empresas a situação é um pouco diferente.

Enquanto as grandes empresas, aquelas que possuem mais de 50 empregados, representam 30% das contratações, as micro e pequenas empresas que possuem de 1 a 5 funcionários, são responsáveis por mais de 50% das contratações com carteira assinada do país, segundo estudos realizados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O que contribui para este número expressivo de contratação nos mais diversos setores da economia, foi a facilitação para a formalização destes trabalhadores, que, a partir de 2014, através de uma lei complementar, simplificou o registro de microempreendedores individuais (MEIs).

Mas não foi só isso que impulsionou as contratações e o crescimento das micro e pequenas empresas como responsáveis por tantas contratações, é que ao mesmo tempo que muitos profissionais se viram obrigados a empreender por terem perdidos seus empregos, tiveram também que se formalizar para oferecerem trabalho com nota fiscal, regularizando suas atividades. Muitos destes trabalhadores são eletricistas, cabeleireiros, cozinheiros que agora prestam serviços formais e muitas vezes empregam mais pessoas para auxiliarem em suas demandas.

O microcrédito tem papel importante neste cenário, pois fornece apoio a muitos empreendedores que estão buscando novas oportunidades para desenvolverem seus negócios. Por possuir taxas e juros muito abaixo das linhas de crédito tradicionais do mercado, facilita o crescimento de micro e pequenos negócios. Além disso, muitas vezes o crédito é orientado pela instituição responsável em realizar o empréstimo, facilitando o investimento do empreendedor pois fornece mais segurança ao orientar onde realizar os investimentos, caso da Imembuí Microfinanças que atua desta forma para entregar mais segurança e sucesso a seus clientes.