0

O planejamento estratégico e a importância da sua aplicação para pequenos negócios


25 de Janeiro de 2018 às 09:59

O planejamento estratégico é uma ferramenta importante que possibilita ampliar a visão do gestor sobre o seu negócio ao identificar o ambiente de atuação e posicionamento para explorar novas oportunidades de atuação no mercado. 


A elaboração do planejamento estratégico possibilita a uma pequena empresa ter uma visão mais ampla e abrangente de quem são seus clientes, consumidores, fornecedores, potenciais parceiros, além de fornecer informações relevantes sobre concorrentes, oportunidades e soluções para adequação possíveis ou necessárias ao seu negócio, um mapeamento do que é bom e ruim para a saúde da sua empresa. 

Missão, visão e valores de uma empresa

Todo pequeno negócio possui uma razão de existir, conseguir demostrar isso aos clientes é fundamental, essa será a missão empresarial da qual você toma conta e trabalha para dar resultados, mostrando sua preocupação, interesse e a entrega de produtos ou serviços com tais características. O que levará você a um segundo passo, a visão da empresa. A visão é exatamente tudo aquilo que você deseja construir, atingir, almeja ser em um determinado prazo, curto, médio ou longo período de tempo, para que seu negócio também seja medido e indique o crescimento e novos rumos no futuro. 
Outro aspecto muito importante de qualquer negócio, principalmente para as pequenas empresas são os valores desenvolvidos e que irão reger a conduta e atuação, dentro e fora do seu propósito empresarial. Elas serão um norte para os seus colaboradores e indicaram como devem se comportar tanto o principal gestor, funcionários e clientes. Uma forma objetiva de demonstrar o que o seu negócio valoriza como conduta de todas as partes interessadas na sua atuação. 

O seu ambiente de atuação

Após a definição da missão, visão e valores partimos para um novo processo dentro do planejamento estratégico, a avaliação dos cenários internos e externos do seu negócio. Quais são os pontos fortes e quais são os pontos fracos? Essas são perguntas muito objetivas e devem ser respondidas com muita seriedade, pois podem ser transformadas e ajustadas pensando para a otimização e resultados positivos que são almejados. A análise do cenário externo é outro importante ponto do seu planejamento, e desse ser feito criteriosamente. Aqui, é importante apontar tudo que é relevante em oportunidades e ameaças, seja relacionado a oferta de um novo produto até a chegada de um concorrente perto do seu negócio. 

Medição de resultados 

Após elaborado e posto em prática, o planejamento estratégico deve ser medido. Será que tudo aquilo que foi pensado e planejado vai funcionar? Para isso, é importante a criação de critérios por parte do empreendedor, gestor ou dono do negócio para saber se os objetivos de sua empresa estão dando o retorno esperado. A partir do cumprimento das metas estabelecidas ou não, o gestor poderá adequar seus objetivos. 

Uma dica importante e simples para realizar a medição do planejamento e o atingimento de suas metas por um pequeno negócio é compreender se os objetivos e razão de existir do negócio estão sendo cumpridos. 
Feito tudo isso, o empreendedor e possuidor de um pequeno negócio, será capaz de otimizar seu negócio, ajustando conforme suas necessidades e realidade ações para crescer e se tornar forte no ramo ou segmento de atuação.