Plano de Negócios: Passo 2- Análise dos Concorrentes


24 de Janeiro de 2017 às 10:37

Você sabe como fazer a análise dos concorrentes para o seu plano de negócios?


Muitos empreendedores quando estão perdendo clientes focam em procurar problemas nos seus negócios e esquecem de analisar a sua situação em relação aos concorrentes. No post de hoje do nosso blog, você vai entender o que você pode aprender ao analisar a atuação da concorrência, examinando suas práticas e deficiências.

Mas quem são os concorrentes?

Os concorrentes são aqueles que atuam no mesmo ramo de atividades que você, executa atividades semelhantes e possuem os mesmos clientes.

Como posso analisar?

Você pode começar montando uma planilha selecionando dois principais concorrentes e verificando os pontos a seguir em relação a sua empresa:

• qualidade dos materiais empregados - cores, tamanhos, embalagem, variedade, etc.;

• preço cobrado;

• localização;

• condições de pagamento - prazos concedidos, descontos praticados, etc.;

• atendimento prestado;

• serviços disponibilizados - horário de funcionamento, entrega em domicílio, tele-atendimento, etc.; e

• garantias oferecidas.

A partir dessa análise você pode se perguntar se a sua empresa pode competir com outras empresas que já estão há mais tempo no ramo? Qual o seu diferencial frente aos seus concorrentes? Essa análise te ajuda a tirar conclusões que irão melhorar o negócio levando em consideração os pontos positivos e negativos da sua empresa, dessa forma, você pode perceber no que você está se destacando em relação ao concorrente e o que está sendo deixado para trás, fazendo com que o cliente escolha o seu concorrente.

Uma dica: a concorrência pode ser um parâmetro para comparação e pode ser uma parceria, você pode se espelhar e melhorar o seu negócio a partir das obs

Acompanhe o nosso plano de negócios a partir do guia do SEBRAE, nossa próxima postagem será sobre a análise dos fornecedores.