Plano de Negócios: Passo 3 - Conhecendo os meus fornecedores


31 de Janeiro de 2017 às 16:17

A escolha dos fornecedores nunca deve ser aleatória, é um passo que interfere na qualidade do seu produto e na imagem do seu negócio.


Quando estamos fazendo uma análise do negócio não podemos esquecer de incluir os fornecedores, que são aqueles que fornecem matérias-primas e equipamentos utilizados para fabricação ou venda de bens e serviços. Os seus fornecedores influenciam na qualidade do seu produto, seja na produção ou nos prazos de entrega, sendo uma escolha importante para realizar processos eficazes.

Para iniciar, você pode fazer um levantamento de todos os seus fornecedores, segmentando-os por categorias como: móveis, utensílios, matérias-primas, embalagens, mercadorias e serviços. Essa pesquisa pode ser feita entre os fornecedores que você já possui relação e  ir adicionando novos a partir de buscas na internet e listas telefônicas. A análise se dá na comparação de preço, qualidade, condições de pagamento e de entrega. 

Pontos importantes:

* Analise pelo menos três empresas para cada categoria, dessa forma, você pode perceber os benefícios de cada um.

* Mantenha contato com os fornecedores, mesmo que você tenha optado por outro, lembrando que você não consegue prever quando o seu fornecedor enfrentará dificuldades.

*A tomada e a comparação de preços facilitam o levantamento de informações sobre o material a ser adquirido, aumentando as possibilidade de tomar decisões eficazes.

*Verifique a capacidade técnica dos fornecedores para que entreguem a mercadoria na qualidade exigida, dentro do prazo e com o preço estipulado, evitando contratempos.

Fonte: Como elaborar um plano de negócios- SEBRAE