Blog

Fique atento as novidades!

Quer aprender a fazer um plano de negócios?


27 de Dezembro de 2016 às 15:24
 



Final de ano é o momento para fazer o balançamento do que deu certo e o que pode ser alterado, para ter um próximo ano mais próspero e renovado. Quando você possui um negócio, essa estratégia é ainda mais importante, já que a atividade envolve o seu orçamento e a capacidade de se manter em crescimento. 

Você pode iniciar mudando seus hábitos e melhorando a forma que você administra o seu negócio. A partir do desenvolvimento de metas e estratégias, você pode crescer e ampliar as suas vendas. Um grande aliado é o plano de negócios, que te ajuda a visualizar de forma mais clara o mercado e montar um mapa de percurso a ser percorrido para se chegar a consolidação da sua empresa.  

Pensando nessa necessidade, disponibilizamos o guia de elaboração de plano de negócios do SEBRAE e semanalmente iremos postar dicas de orientação para que possamos construir o plano de negócios em conjunto. O post da próxima semana terá como tema a análise de mercado.

A análise de mercado é parte essencial do plano de negócios, é a partir dela que você pode identificar o seu público prioritário, definir concorrentes, analisar fornecedores e verificar se as suas estratégias estão direcionadas para o seu segmento. Dessa forma, é possível conhecer melhor o mercado da sua cidade, verificar possibilidades para aumentar o lucro e melhorar suas vendas. 

Coletar informações não é tarefa fácil e muitas vezes pode ser demorada. Um cronograma de trabalho para realizar as pesquisas pode te auxiliar a coletar as informações conforme sua agenda de trabalho, e ir se aproximando dos públicos conforme entende os hábitos e preferências deles. Essas mudanças fazem com que os resultados sejam vistos mais rapidamente e melhoram a gestão da sua empresa. 


Anexos para download

27 Dez 2016 Plano de Negócios - SEBRAE Baixar

Arquivos anexos